Diálogos nas Margens

O PET Medicina promoveu um ciclo de encontros virtuais que buscou trazer à tona temas relacionados à saúde de populações marginalizadas durante a pandemia da COVID-19, expondo a conjuntura do cuidado (ou da falta dele) nessas pessoas. Os vídeos estão disponíveis no canal do PET Medicina no YouTube.

A cada quinzena o PET Medicina realizou uma sabatina com um convidado que tem experiência ou especialidade na área da saúde de um desses grupos, além de, quando possível, representantes dessas populações. 

Para o primeiro diálogo, foi abordado a saúde da população privada de liberdade com a Dra. Ivete Santos, professora da FMB-UFBA, preceptora de Psiquiatria do HUPES e Hospital Juliano Moreira (HJM), médica com mais de 20 anos de atuação dentro do sistema prisional pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

 

 

No segundo encontro, o convidado foi o Dr. Antônio Nery Filho, médico psiquiatra, ex-professor da FMB-UFBA e Fundador e ex-coordenador do CETAD - Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA, o qual dialogou sobre a situação das pessoas em situação de rua durante a pandemia.

 

 

No terceiro e último diálogos, a saúde da população indígena na pandemia foi abordada. Contamos com a presença de dois convidados: Danilo Ramos, professor de Antropologia e Etnologia da UFBA, pesquisador em Etnologia Indígena e tutor do PET Comunidades Indígenas; e Uhitwé Pataxó, graduanda em Gênero e Diversidade pela UFBA, ex-presidente do Conselho Local de Saúde do polo base de Porto Seguro e liderança indígena.