Historia do PET

PET é a sigla que atualmente significa Programa de Educação Tutorial, criado pela CAPES/MEC (Coordenadoria de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior) em 1979. O programa surgiu numa época em que o ensino Superior Brasileiro passava por uma expansão e um padrão de qualidade satisfatório no ensino era buscado.

Os objetivos do programa são melhorar o ensino da graduação e pós graduação através do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), oferecer uma formação acadêmica de excelente nível e promover integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional.

Afinal, por que tutorial?

O PET tem um modelo de ensino baseado no modelo inglês de estudo, da Universidade de Oxford, existente desde a Idade Média e que perdura até hoje! O ensino tutorial é presente também em Tóquio, no Japão, na universidade de Cambridge e  universidades da chamada Ivy League nos Estados Unidos (Honours Programs).

Este modelo consiste num grupo de 12 alunos, selecionados com base em testes e no currículo acadêmico, orientados por um tutor. O tutor que tem a função de estimulá-los a buscar ativamente informações e de guiá-los a uma formação global, que envolva valores éticos, científicos e humanísticos. Sob sua orientação o grupo tem condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. O ensino consiste numa formação de excelência que complementa a aula magna com a tutorial, na qual se realizam sessões cientificas, atividades em comunidades, pesquisas, aulas, debates, integração com outras graduações.

Os alunos devem se dedicar aos estudos e empregar várias horas semanais em trabalhos extracurriculares, o que justifica a bolsa que acompanhará durante sua permanência do PET, ao longo de toda a graduação. Contudo, a meta e justificativa principal do grupo é amplificar conhecimentos para a todos: comunidade acadêmica e comunidade em geral. O papel do PET deve ser, portanto, de estar trabalhando para reverter os investimentos nele feitos em benefício da instituição, fomentando mudanças e participando da implementação de projetos que deem novos rumos ao ensino superior.

Atualmente, há 842 grupos PET no Brasil, em 123 IES (Instituições de Ensino Superior), tanto privadas quanto públicas. Na UFBA, há 14 grupos PET, divididos entre os campi de Salvador e Vitória da Conquista.

PET | Medicina UFBA

Fundado em setembro de 1995, o PET Medicina UFBA, financiado pela CAPES e tendo como tutor Prof. Dr. José Tavares-Neto, contava, até 2000, com a presença de apenas três bolsistas. Eles desenvolviam desde atividades na área médica, como apresentação de artigos, seminários de saúde, elaboração de monografias, estágio de férias, até a atividades culturais, como cinema, jornais e palestras sobre diversos assuntos.

Em 1996 ingressaram mais três bolsistas e no ano seguinte, mais dois. O programa continuou com atividades dos mais diversos tipos visando à humanização do estudante de medicina, sua melhor qualificação e inserção na sociedade. Não houve seleção até o ano de 2000, quando todos antigos bolsistas foram desativados por ter concluído o quarto ano de medicina e ingressado no Internato.

Ainda em 2000, aconteceu uma coisa atípica na história do PET Medicina: além dos três bolsistas selecionados, ingressaram também seis voluntários. A perspectiva e dinâmica do PET Medicina foi incrementada, pois a ideia de um grupo maior remete a um maior número de atividades e na geração de mais conhecimento.

No final do ano 2000 mais três bolsas foram solicitadas, que ficaram para os seis voluntários dividirem, independente de nomes oficiais. Criou-se o CooperPET, onde qualquer recurso financeiro de iniciação científica adquirido por um dos voluntários, seria dividido com os outros cinco membros.

Com o passar dos anos e a subsequente expansão do Programa em nível nacional, o PET Medicina passou a contar com 12 bolsistas, e alguns voluntários no curso da transição intergeracional.

Atualmente, 12 bolsistas, e o tutor compõem o Programa de Educação Tutorial de Medicina – UFBA.

Para maiores informações sobre o PET e os princípios que o guiam:

Portal do MEC - Ministério da Educação (PET)

- Chauí, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação N. 24. Set-Dez 2003.

- Schwartzman, Simon. Ciência, Universidade e Ideologia: a Política do Conhecimento. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1980. Capítulo 5 - A CRISE DA UNIVERSIDADE. Versão revista de "Por uma nova Agenda," Estudos e Debates (Brasília, Conselho de Reitores), n. 2, 1979.